Oferta académica

Inicio 5 General 5 MOOCs Fake News? História, Contexto e Desafios da Desinformação nas Mídias Digitais

MOOCs Fake News? História, Contexto e Desafios da Desinformação nas Mídias Digitais

Taís Seibt

Taís Seibt

Tutora

Duración

15
horas

Inicio

01
AGOSTO

Inversión

$0
dólares

Descripción

Diante da disseminação de desinformação, é essencial promover a educação midiática para fortalecer o pensamento crítico e a inclusão digital, alinhando-se às diretrizes da BNCC. O curso EAD, assíncrono e autoinstrucional, oferece aos educadores ferramentas para trabalhar a análise crítica da mídia em sala de aula, combatendo fake news e incentivando a cidadania digital.

A quien está dirigido

Alunos de Licenciaturas e público geral.

Metodología

Diante da proliferação de desinformação em plataformas digitais, é urgente intensificar ações de conscientização e educação midiática entre os diferentes públicos, a fim de incentivar uma leitura crítica da mídia e uma efetiva inclusão digital para a cidadania. A abordagem e a compreensão de notícias e conteúdos que povoam a esfera pública por meio de redes sociais digitais faz parte, inclusive, das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Por isso, é fundamental oferecer aos educadores subsídios para que possam promover a análise crítica da mídia em sala de aula.

Curso EAD, assíncrono e autoinstrucional.

Lo que aprenderás

Ao concluir o curso, o participante estará apto a:

– Analisar criticamente o ecossistema midiático digital, identificando desinformação e seus impactos sociais;

– Promover práticas de verificação em ambientes educacionais, utilizando metodologias lúdicas e interativas;

– Multiplicar conhecimentos sobre alfabetização midiática, incentivando estudantes e comunidades a adotarem uma postura questionadora e responsável diante de conteúdos digitais.

O egresso sairá preparado para atuar como agente de mudança em espaços educacionais, combatendo a desinformação e fortalecendo a cidadania digital.

Objetivos del curso

– Oferecer referências para compreender o cenário contemporâneo da desinformação em mídias digitais de forma ampla e contextualizada;
– Discutir o impacto da disseminação de informações enganosas na sociedade contemporânea e a responsabilidade de cada um nesse cenário;
– Desenvolver uma cultura de verificação entre educadores e estudantes, por meio de atividades lúdicas e desafios de checagem de fatos que podem ser aplicados em oficinas e atividades de sala de aula.

Contexto: Apresentação do tema com exemplos contemporâneos do processo de desinformação e seus impactos na sociedade;
Histórico: Recuperação de referências históricas que ajudam a compreender o fenômeno da desinformação;
Conceitos: Caracterização dos principais tipos de desinformação que circulam nas redes sociais (espectro da desinformação);
Orientações: Descrição de métodos e técnicas de verificação de conteúdos em redes digitais;
Atividades: Apresentação de planos pedagógicos para desenvolver atividades práticas com estudantes.

Taís Seibt
Tutora
  • Professora no Mestrado em Comunicação Digital e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Escola da Indústria
    Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em cursos de curta duração na Faculdade Cásper Líbero. É doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Comunicação pela Unisinos.
  • Líder do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP), também integra o Instituto de Cultura Digital da Unisinos, o Grupo de Pesquisa Jornalismo Digital (JorDi) da UFRGS e colabora com o Projeto Temático Horus – Técnicas de Inteligência Artificial para Detecção e Análise de Realidades Sintéticas do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp).
  • Ainda, é diretora de estratégia na agência Fiquem Sabendo, especializada em transparência pública; fundadora da Afonte Jornalismo de Dados, iniciativa para produção de conhecimento com e sobre dados na comunicação; e uma das criadoras do projeto Verifica RS, contra a desinformação sobre emergência climática.
  • Seus temas de interesse em pesquisa são fact-checking, jornalismo de dados, acesso à informação e educação midiática.
  • Sua tese de doutorado Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil recebeu
    menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020. Como jornalista, já colaborou com veículos como Zero Hora, O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública, Yahoo Notícias, ((o))eco, Piauí, Matinal e outros (Texto informado pelo autor)
0